6 Benefícios de Tomar Chá Preto e Verde Todos os Dias!

6 Benefícios de Tomar Chá Preto e Verde Todos os Dias!

Publicado por: 4Well Publicado: 21/01/2019 Visitas: 1871 Comentários: 0

Se consumidos diariamente, a longo prazo os chás verde e preto ajudam a acelerar o metabolismo e, aliados a uma dieta adequada e a prática de exercícios, auxiliam na perda de peso.


“Hummm, mais do mesmo” você deve estar pensando. Sim, imaginamos que disso você já sabia. Mas você conhece os outros inúmeros benefícios que essas bebidas podem proporcionar se consumidas todos os dias? Sabe das precauções que você precisa ter para aderi-las a sua rotina? E as formas de consumir de forma prática e saudável, você conhece?

Antes de tudo tudo, vamos dar uma contextualizada breve sobre esses chás que vão te ajudar a entender todo o restante do conteúdo:

Primeiro, saiba a diferença entre eles!

Ambos são originados da mesma planta: a Camellia Sinensis. Logo, ambos têm as mesmas propriedades, porém em intensidades diferentes.

O chá verde é feito com as folhas frescas da planta, que possuem menor concentração de cafeína, porém uma elevada quantidade de substâncias antioxidantes.

Já o chá preto é feito com as folhas mais envelhecidas e submetidas a um processo de oxidação maior, o que resulta na diminuição do seu potencial antioxidante, porém maior concentração de cafeína.


Conheça abaixo 6 dos principais benefícios de se consumir chá verde e preto diariamente:


1. Auxilia na prevenção de diabetes tipo 2

Os antioxidantes presentes na Camellia sinensis auxiliam no controle da glicose no sangue. Seu consumo diário, após as refeições, inibe o aumento da insulina e o armazenamento dos açúcares, prevenindo a diabetes tipo 2.



2. Promove a saúde cardiovascular

Uma pequena xícara de chá por dia é suficiente para auxiliar na prevenção de vários tipos de doenças cardiovasculares. Isso porque suas propriedades antioxidantes ajudam a impedir a formação de coágulos e a controlar o excesso de lipídios do sangue, limpando as artérias, prevenindo transtornos circulatórios e reduzindo os riscos de ataque cardíaco, AVC e trombose.



3. Auxilia no controle de peso

Isso, como mencionamos, você provavelmente já sabe, mas entende como acontece? O auxílio no controle de peso ocorre porque esses chás  são considerados termogênicos e evitam o aumento do tecido adiposo.



4. Retarda o envelhecimento

Graças a seu potencial antioxidante, consumir essa bebida todos os dias auxilia no combate dos radicais livres, o que estimula a atividade das células do nosso corpo e ajuda no combate aos efeitos da degeneração celular.



5. Previne os cálculos renais

Devido a seu efeito diurético, os extratos da Camellia sinensis ajudam a reduzir a produção e o tamanho das sedimentações de oxalato de cálcio (substância que se acumula nos rins e forma as pedras).



6. Te estimula a se manter hidratado

Tomar chá é um estímulo maior para te motivar a ingerir líquidos e se manter sempre hidratado, hábito que só traz benefícios ao corpo.


Fique atento as seguintes precauções:

Como praticamente tudo na vida, tudo em excesso pode ser prejudicial e com a Camellia sinensis não é diferente.

Por este motivo o consumo máximo recomendado não deve ultrapassar os 600 ml por dia. Caso contrário pode gerar efeitos negativos como dor de cabeça, irritabilidade, diarreia, transtornos do sono, nervosismo, aumento do ritmo cardíaco e enjoos.

Além disso a Camellia sinensis não é recomendada para alguns grupos mais sensíveis, que incluem pessoas com problemas digestivos ou consumindo algum medicamento, mulheres grávidas ou lactantes, hipertensos e anêmicos.

Esses devem evitar o consumo da planta ou só fazê-lo sob supervisão médica.


Como consumir? Confira 3 dicas abaixo:


1. Vitamina de chá verde ou preto com abacate

Nada como juntar as propriedades antioxidantes da Camellia sinensis com a gordura boa do abacate. Fica super cremoso e gostosinho.

Ingredientes:

250ml de chá verde ou preto (Experimente com os Chás 4Well)

Meio abacate

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e pronto! Já é sucesso.



2. Chá com camomila, erva-doce e anis

A camomila é excelente para a digestão e o anis tem grandes propriedades anti-inflamatórias. Combinados com a Camellia sinensis temos um superdigestivo natural e aliado contra o inchaço.

Ingredientes: 

• 1 litro de Chá (Conheça nossos chás) quentinho

• 1 Colher de sopa de anis

• 1 Colher de sopa de camomila

Modo de preparo:

Os Chás 4Well não precisam de descanso, basta misturar-lo em água quente ou fria! Junte todos os outros ingredientes e "voilá". Está pronto para beber!



3. Chá com hortelã e gengibre

Esse é super refrescante. Além disso, assim como a Camellia sinensis, o gengibre também é um excelente ativador de metabolismo.

Ingredientes:

1 Litro de Chá gelado (Experimente com os Chás 4Well)

1 Colher de sopa de hortelã (10g)

1 Pequeno pedaço de gengibre fresco

2 Cubos de gelo

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e pronto! Uma bebida super refrescante saindo!! Aproveite.



Você sabia?

Incluir esse poderoso complemento na sua rotina é mais fácil do que parece. Isso porque a 4Well trás pra você todas as propriedades da Camellia sinensis dentro de um stick (Conheça nossa variedade de chás!)

Sim, são as folhas in-natura dessa poderosa plantinha, trituradas e colocadas num saquinho pra você. Daí não importa onde você esteja: em casa, na aula, no trabalho ou na academia. Basta 1 stick 4Well, água gelada ou quente e… só!

Pode ser na xícara, no copo, na caneca ou na Squeeze (Conheça as incríveis Squeezes BPA Free da 4Well). É só agitar, beber e desfrutar de todos esses benefícios. Prático né? E além dos sabores originais de chá verde e preto, a 4Well também traz para você o chá verde no sabor limão e o chá preto no sabor pêssego.


Conclusão

E é isso gente! Se você gostou desse conteúdo, fique ligado aqui no nosso blog, porque sempre estaremos publicando mais artigos como este, com dicas de nutrição, saúde e bem estar. Nos conte como foi sua experiência com nossos chás ou com as receitas acima! 


Tags: Chá Verde, Chá Preto, Camellia Sinensis, Perder peso

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário