8 Benefícios da Batata-Doce Para Sua Saúde!

8 Benefícios da Batata-Doce Para Sua Saúde!

Publicado por: 4Well Publicado: 21/01/2019 Visitas: 1663 Comentários: 0

Quem pratica exercícios regularmente e é ligado em alimentação saudável já conhece os potenciais pré-treino e as propriedades para ganho de massa muscular da batata-doce. Mas os benefícios deste vegetal à saúde vão muito além disso. A batata-doce é um dos vegetais mais nutritivos e versáteis que existe (Conheça o nosso snack de batata doce). 


Conheça abaixo 8 dos principais benefícios de se consumir batata-doce regularmente:

  1. 1- Rica em carboidratos saudáveis

Assim como existe  o bom e o mau colesterol, também existem os bons e maus carboidratos, e a batata-doce é rica em carboidrato bom.


Isso porque ela possui baixo índice glicêmico, ou seja, sua absorção pelo organismo é feita de forma lenta e gradual, de modo a proporcionar a energia e os nutrientes, aumentando a sensação de ansiedade e evitando os picos de glicose no sangue.




  1. 2- Propriedades antioxidantes

Para quem não sabe, antioxidantes são substâncias capazes de proteger as células sadias do organismo contra a ação dos radicais livres, o que gera benefícios como retardo do processo de envelhecimento e reforço da imunidade. A batata-doce é uma fonte super acessível a esses componentes, principalmente o betacaroten.




  1. 3- Regula os níveis de açúcar no sangue

Mesmo rica em amido, substância que, durante o processo digestivo, é convertida em açúcar, a batata-doce conta com alto teor de fibras alimentares, o que equilibra o ritmo da digestão e lhe dá vantagem em termos de regulação de açúcar no sangue.


Além disso, a batata-doce tem o potencial de ampliar os níveis de adiponectina no organismo, um hormônio regulador do metabolismo da insulina, em pessoas com diabetes tipo dois.


 

  1. 4- Beneficia a saúde do coração

As vitaminas B6, presentes na batata-doce, ajudam a reduzir os níveis de  homocisteína no organismo, um aminoácido que em alta concentração pode causar doenças degenerativas vasculares como o infarto. Além disso, a batata-doce também é rica em potássio, que atua na redução da pressão arterial, garantindo à circulação sanguínea os batimentos cardíacos em dia.




  1. 5- Ajuda a controlar o estresse

O potencial anti-estresse da batata-doce fica por conta do Magnésio, um mineral que, além de promover relaxamento, calma e bom humor, também atua na saúde das artérias, do sangue, dos ossos, dos músculos e dos nervos.



 

6- Pele e cabelos radiantes

Benefícios fornecidos pela vitamina A presente na batata-doce, nutriente importante para a saúde da pele e dos cabelos.




  1. 7- Prevenção contra o câncer

Estudos relacionam o betacaroteno, presente na batata-doce, a prevenção de cânceres como o de próstata,  colo de útero, mama, em mulheres na pré-menopausa, e de ovário, em mulheres na pós-menopausa.




  1. 8- Auxílio do emagrecimento e potencial pré e pós-treino

As propriedades emagrecedoras da batata-doce ficam por conta de seus carboidratos complexos de absorção lenta, que geram sensação de saciedade por mais tempo, ajudando a conter a compulsão alimentar.


Os potenciais pré-treino são graças a capacidade da batata-doce em controlar o nível de glicose e, assim, garantir que essa substância não fique muito baixa no sangue e leve a tonturas e desmaios durante o treino. Além disso, os carboidratos presentes na batata se acumulam nos músculos e ajudam a reduzir o desgaste e a fadiga. Por fim, no pós-treino, a batata-doce ajuda a combater os níveis oxidantes gerados pelos exercícios, que quando altos causam cansaço, dores e dificuldade de recuperação.



Você sabia?

Se você não tem o costume de comer batata-doce no dia a dia, agora não tem mais desculpas, isso porque agora ela cabe dentro de um saquinho, dura mais e pode ser consumida a qualquer hora do dia.

Conheça o nosso snack de batata doce! Um lanchinho prático e saudável sem corantes, conservantes, aromatizantes e saborizantes sintéticos.

Experimente já!

 

Tags: Batata Doce, Ganho de massa, Pré-Treino

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário