8 Benefícios da Beterraba Para Sua Saúde!

8 Benefícios da Beterraba Para Sua Saúde!

Publicado por: 4Well Publicado: 21/01/2019 Visitas: 690 Comentários: 0

Sabe aquele vegetal que nos remete diretamente a infância? Um negócio doce, mas que a gente comia com tempero, tingia tudo que tinha no prato de roxo e sua mãe te forçava a comer. E não é que ela tinha razão? Pobre em calorias, porém rica em vitaminas e minerais e antioxidantes.

Conheça abaixo 8 dos principais benefícios de se consumir beterraba regularmente:

 

1- Controle da pressão arterial

Aqui o protagonista é o nitrato, do qual a beterraba possui alta concentração. Já no organismo ele é convertido em nitritos e óxido nítrico, componentes que atuam na dilatação das artérias e consequente controle da pressão arterial e riscos de acidentes vasculares.


2- Fortalecimento de ossos e dentes

Todo mundo sabe, ou deveria saber, que o cálcio é essencial para boa manutenção dos nossos ossos e dentes. A beterraba não contém cálcio, mas contém sílica, que ajuda o organismo a absorver melhor o cálcio dos alimentos. Além disso, sua concentração de nutrientes como como ácido fólico, vitamina C, manganês, magnésio e cobre, é essencial para o fortalecimento dos ossos.



3- Melhora da função cerebral

A capacidade da beterraba em ampliar o fluxo sanguíneo, está entre os principais benefícios deste alimento para o cérebro. Além disso, seu potencial antioxidante auxilia na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer. Tanto que o consumo frequente de beterraba é recomendado para manter a memória em dia.


 

4- Reduz o colesterol ruim

Apesar da palavra “colesterol” assustar, é importante pontuar que existe o bom e o mau colesterol. O bom é o HDL, que leva o colesterol ruim para o fígado para ser eliminado. E o ruim é o LDL, que induz ao acúmulo de gordura nas artérias, diminuindo ou até bloqueando o fluxo de sangue. E é neste último que a beterraba atua, reduzindo a formação de gordura nas artérias, graças a sua concentração de carotenóides e flavonóides.


5- Estimulação na perda de peso

A beterraba é uma grande aliada da digestão e do metabolismo. Suas fibras dão a sensação de saciedade, o que ajuda a controlar a compulsão alimentar.


6- Maior resistência nos exercícios

Consumir beterraba antes da atividade física ajuda no desempenho. Isso porque ela fornece energia rápida através de seus açúcares naturais, o que garante mais energia para terminar aquela série pesada.


7- Prevenção contra a anemia

Além de ser rica em ferro, a beterraba também ajuda o organismo a absorver melhor este elemento. Propriedades que ajudam a prevenir a anemia, o baixo nível de hemoglobina no sangue e a melhorar a circulação e capacidade de oxigênio que as células vermelhas podem transportar.



8- Pele e cabelos incríveis

É isso mesmo! Tudo que atua dentro do nosso corpo, reflete em como aparentamos por fora. A ação antioxidante e desintoxicante da beterraba purifica o sangue e limpa a pele, prevenindo cravos e espinhas.

Além disso, seu consumo constante tem ação anti-inflamatória, o que ajuda no combate ao envelhecimento. Outro benefício da beterraba para a pele é que ela é fonte de licopeno, que ajuda a manter a elasticidade e proteger a pele do sol. Já nos cabelos os benefícios se dão por meio dos carotenóides que atuam no crescimento dos fios e colaboraram para uma textura mais brilhante.


Você sabia?

Ok, até aqui acho que a gente já te convenceu a incluir a beterraba na sua rotina alimentar e uma hora dessas você deve estar pensando em como fazer isso, né? Bom, a beterraba é bastante versátil e pode ser consumida crua, grelhada, cozida, assada, em forma de sucos ou também prontinha em forma de snack! (Conheça nosso snack de beterraba)

Experimente já!


Tags: Beterraba, Resistência, Ganho de massa, Pré-Treino

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário