Benefícios do Chá Preto e Chá Verde: Tudo Sobre os Chás!

Benefícios do Chá Preto e Chá Verde: Tudo Sobre os Chás!

Publicado por: Roberto Publicado: 21/10/2019 Visitas: 152 Comentários: 0

Você conhece os benefícios do chá verde e preto? Entenda todos os benefícios dos chás mais poderosos para a saúde. Confira!

Todo mundo já ouviu falar nos benefícios do chá preto e chá verde no combate ao sobrepeso. No entanto, seus benefícios vão muito além da perda de peso. Eles são ótimos para a saúde! São verdadeiros auxiliadores e estimulantes da saúde!

Caso ainda você não conheça, verá neste artigo os inúmeros benefícios do chá preto e chá verde para a saúde, e como administrá-los corretamente. Veja tudo sobre o chá preto e chá verde agora mesmo!

O que é chá preto? E o Chá Verde?

Os chás, geralmente, são produtos muito fáceis de encontrar. No entanto, se você ainda não sabe de fato o que é chá preto e chá verde, entenda de forma bem didática:

Chá Preto

O chá preto é uma bebida feita a partir de folhas secas de uma árvore chamada Camellia sinensis, uma planta nativa da China. A mesma que produz o chá verde inclusive. 

O chá preto difere do último em seus estágios de fabricação e composição, por isso ele tem uma cor mais escura.

O chá preto é feito de folhas de chá oxidadas. Sob o efeito da oxidação, as folhas assumem uma característica de cor preta (e com reflexos dourados). 
É exatamente o mesmo processo químico que faz uma maçã ou abacate escurecer ao ar livre!

Chá Verde

Já o chá verde que também é da família da Camellia sinensis, se difere do chá preto em seu processo: o chá verde é feito de folhas não fermentadas, por isso é pouco processado. O chá verde é o segundo chá mais produzido no mundo depois do chá preto.

Após a colheita, as folhas de chá são cozidas no vapor e secas. Esse aquecimento inativa as enzimas, o que impede a fermentação e mantém a cor verde das folhas. 

Após a infusão, o chá verde apresenta uma cor levemente amarela clara.

Quais os benefícios do chá preto e do chá verde?



Só quem já experimentou as virtudes do chá preto e do chá verde sabe como você pode sentir-se bem em vários aspectos da saúde.

  • Protegem o coração
  • Estimulam o cérebro
  • Ajudam a emagrecer e trazem energia!

A 4Well oferece as melhores opções e sabores de chá verde e chá preto. Clique aqui e confira!

Quais os benefícios e nutrientes do chá preto?

O chá preto é uma bebida muito popular consumida em todo o mundo. 

Ele é conhecido por seus muitos benefícios à saúde como, por exemplo, melhorar a digestão, reduzir o estresse e prevenir o diabetes. 

E os outros benefícios do chá preto para o corpo e a saúde?

Possui Teaflavinas

Essa propriedade muito poderosa está bem presente no chá preto. Elas são poderosos anti bactericidas e ajudam a reduzir o colesterol ruim, o LDL.

Protege o cérebro

Um dos grandes benefícios do chá preto para a saúde é que ele contém pouca cafeína. No entanto, isso não implica na influência do chá preto para estimular o cérebro.
De fato, ingerir uma quantidade baixa de cafeína em uma bebida, melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro sem estimular o coração ou superestimular o cérebro. 
A alta quantidade de cafeína e catequina no café causam as famosas perdas de energia poucas horas após o consumo. Você não tem esse efeito com o chá. 
Outro benefício do chá preto super interessante, não é mesmo?

Previne doenças cardiovasculares

Os flavonóides, um tipo de antioxidante encontrado no chá preto, podem prevenir os problemas cardiovasculares, como bloqueios arteriais, derrames e muito mais. 
Na verdade, esse antioxidante ataca o colesterol ruim, impedindo sua oxidação. 
Em outras palavras, beber chá preto evita a formação de coágulos sanguíneos e ajuda a manter as artérias saudáveis. 
Além disso, o chá preto, como a maioria dos chás, contém polifenóis que ajudam a manter as funções do músculo cardíaco. 
Então, beber chá ajuda a manter seu coração saudável? Definitivamente!

Aumenta a Imunidade

Para saber mais sobre as vantagens do chá preto, saiba que ele aumenta sua imunidade ajudando a eliminar os radicais livres. 
Os radicais livres são moléculas de oxigênio instáveis ​​que vagam livremente em nosso corpo. Normalmente essas moléculas permanecem com outros tipos de moléculas e formam uma composição química normal. 
No entanto, os radicais livres tentam se fixar em nossas células, o que pode causar sérios problemas ao destruir algumas células saudáveis. 
Artrite, câncer e asma são possíveis causas de uma imunidade baixa.

Quais os benefícios e nutrientes do chá verde?

Assim como o chá preto o chá verde também possui o seu valor. Escolhido por muitos como parte de uma dieta, o chá verde atua muito mais profundamente no organismo. Veja só:

Funciona como um antioxidante natural

Como os danos causados ​​pelo estresse oxidativo contribuem para o desenvolvimento do câncer, os antioxidantes geralmente têm um efeito protetor contra essa patologia.
Estudos mostraram uma ligação entre o consumo de chá verde e o risco reduzido de câncer. 
Por exemplo, mulheres que bebem mais chá verde reduzem o risco de câncer de mama em 22% , de acordo com um estudo de 2006 . 
Da mesma forma, um estudo com 69.710 mulheres chinesas constatou que os consumidores de chá verde tinham um risco reduzido de 57% de câncer.

Combate o colesterol

Estudos mostram que quem consome o chá verde têm maior probabilidade de ter níveis mais baixos de colesterol total do que aqueles que não o consomem. Portanto, o chá verde é um importante aliado na redução do nível de colesterol ruim.
Os flavonóides contidos no chá impedem o intestino de absorver esse colesterol ruim.

Possui o antioxidante EGCG

A substância antioxidante mais importante no chá verde é o EGCG, um polifenol potente da família das catequinas que promove a autodestruição das células cancerígenas.
Muitos estudos dão propriedades ao chá verde na prevenção do câncer. 
A catequina, presente na bebida, reduz ou bloqueia a oxidação de certas substâncias químicas em nosso corpo.

Reduz o Risco do Câncer

Graças a esta ação dos antioxidantes, beber chá verde regularmente reduz o risco de contrair vários tipos de cânceres, incluindo o de mama e colo do útero.
Protege contra o diabetes. A diabetes do tipo 2 caracteriza-se por níveis de glicose elevados no sangue, resistência à insulina ou a incapacidade de produzir. O chá verde pode reduzir e muito o açúcar no sangue. 
Um estudo recente sugere que o EGCG do chá verde reduz o risco de resistência à insulina em humanos. 
Finalmente, um estudo feito em pessoas descobriu que aqueles que bebiam mais chá verde reduziam em 42% o risco de contrair o diabetes tipo 2.

Como consumir o chá preto e o chá verde?

Agora que está convencido de que o chá preto e o chá verde são ótimos para sua saúde, você deve estar se perguntando: como consumir o chá preto e o chá verde?

Acompanhe nossas dicas para, assim, consumir todas as virtudes do chá preto e do chá verde. Se você deseja aproveitar todos os benefícios do chá preto e do chá verde, preste bem atenção quanto ao preparo.

Modo de Preparo do Chá Verde ou Preto:

  • Basta colocar 1 litro de água para ferver; um pouco antes de começar a levantar fervura, desligue o fogo. (A temperatura da água é muito importante , as CATEQUINAS são extraídas das folhas somente a 80ºC , por exemplo. Por outro lado, fazer o chá com água fervendo irá deixar a bebida muito amarga e reduzirá o efeito destas mesmas catequinas.)  
  • Despeje a água quente sobre duas colheres de sopa de folhas de chá e tampe.
  • Deixe em infusão por 3 minutos somente. Mais tempo que isso deixará a bebida amarga.
  • Depois é só coar e beber. 

Obs: Evite utilizar açúcar ou adoçantes, pois uma das funções do chá é exatamente promover uma limpeza no sistema digestivo, mas se preferir adoce com mel.

Consuma no máximo 3-4 xícaras ao dia. Essa é a quantidade ideal para obter todos os benefícios das propriedades dos chás sem correr risco de sofrer com os efeitos colaterais da cafeína.

Pensando em como facilitar o seu dia a dia para que essa poderosa bebida se torna um hábito em sua vida, nós da 4Well desenvolvemos um produto para facilitar o seu consumo, de forma rápida e prática.

O extrato de chá é a sua forma concentrada, com apenas uma dose contém a mesma quantidade de ingredientes ativos que uma xícara de chá. Além disso incluímos fibras para ajudar a regular  a sua flora intestinal.

Confira o passo a passo aqui: 

Quais são as contraindicações para o consumo dos dois chás?

Embora natural, essa bebida pode causar, em algumas pessoas, uma série de efeitos colaterais indesejáveis. O principal efeito está relacionado à sua composição de cafeína.

Após a ingestão da bebida e, dependendo da concentração e quantidade de cafeína, podem ocorrer sintomas como:

  • Nervosismo;
  • Agitação;
  • Tontura;
  • Insônia.
O consumo em excesso podem ser desagradáveis e, por isso, nunca consuma mais de 3 xícaras por dia, ou a quantidade permitida pelo seu médico.

E agora, chá preto ou chá verde?

Sim... Uma difícil decisão! No entanto, você pode começar a consumir os dois e ver em qual você se adapta melhor. Desde que você não exceda o consumo diário, fique à vontade para consumir essas maravilhas milenares.
Desfrute de todos os benefícios dos chás preto e verde com a praticidade da 4Well. Oferecemos diferentes sabores, como pêssego e limão , para que você aproveite ainda mais seus nutrientes! Clique aqui e escolha o seu!

Conclusão


Bem agora que já sabe sobre os inúmeros benefícios dessa poderosa planta:

  • Protege o coração
  • Estimula o cérebro
  • Ajuda a emagrecer e trazem energia!
  • Possui Teaflavinas
  • Protege o cérebro
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Aumenta a Imunidade
  • Funciona como um antioxidante natural
  • Combate o colesterol
  • Possui o antioxidante EGCG
  • Reduz o Risco do Câncer
  • Protege contra o Diabetes

Nada melhor do que prepará-los de forma prática com a 4Well! Mantemos sempre suas propriedades funcionais para que você possa beber ao longo do dia sem perder tempo na rotina diária. Que tal comprar o seu agora mesmo e manter uma vida mais saudável?

Clique aqui e escolha o chá de sua preferência!

Que tal continuar aprendendo sobre tudo que envolve o mundo dos chás?

Confira esses outros artigos que separamos para você:

Obrigado por ler até aqui! 

Tags: Chás

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário