Café ou Chá: Benefícios, Semelhanças, Diferenças e Cuidados

A escolha entre café ou chá parece óbvia para a maioria dos brasileiros, porém em outros países não é bem assim. A Inglaterra é o grande exemplo e a variedade de chás encontrados lá não é pequena, mostrando que a preferência é outra.

De antemão, se alguém pensa que o café e o chá servem apenas logo cedo ou à tarde, saiba que não é bem assim. Estudos mostram que as bebidas podem ajudar a conseguir emagrecer e também melhoram bastante a concentração.

Entre um café ou chá, muitos benefícios podem advir por meio da ingestão dessas bebidas. Por outro lado, o consumo em excesso não faz bem e pode ocasionar alguns problemas, então procure sempre consumir com moderação.

Quais são os benefícios do chá? E do café?

Conhecer os vários tipos de cafés ou chás não é muito complicado e pode ajudar a escolher melhor qual a sua preferência.

Aliás, vale destacar que não cabe aqui dizer qual é o melhor ou pior, porque tudo depende bastante do gosto de cada pessoa.

Em função disso, acreditamos ser importante mostrar mais sobre os benefícios que o café e o chá oferecem. Confira a seguir as vantagens de consumir as bebidas:.

Chá

chá verde é muito consumido no oriente e há séculos vem sendo considerada uma bebida que traz inúmeros benefícios.

Por ser rico em polifenóis e antioxidantes, o consumo ajuda a prevenir doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e osteoporose. Alguns dos benefícios dos chás verde e preto:

  • Protegem o coração
  • Estimulam o cérebro
  • Ajudam a emagrecer e trazem energia!

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Café

Muitas pessoas pensam que o café traz apenas alguns benefícios enérgicos. Entretanto, estudos mostram que o consumo de café auxilia a reduzir a incidência de demência, diabetes tipo 2 e Alzheimer.

Os asmáticos são beneficiados com a ingestão do café, porque o alto teor de cafeína relaxa as vias aéreas do pulmão. 

O café apresenta outro benefício para quem consome bebidas alcoólicas em excesso: combate à ressaca, pois ajuda na contração dos vasos sanguíneos do cérebro.

Quais são os componentes e propriedades das duas bebidas?

Desde já, entender a composição do café ou chá não é tão simples, porque depende bastante dos fabricantes e do tipo de bebida

No entanto, um bom café terá uma composição que segue os itens abaixo:

  • Ácido benzóico;
  • Ácidos orgânicos (ácido clorogênico e também os ácidos cafeico, canílico, metilúrico, ferrúlico e hidroxibenzoico);
  • Alcalóides, purínicos ou xantinas (cafeína, teofilina, teobromina e paraxantina);
  • Derivados nicotínicos (trigonelina);
  • Diterpenos (caveol e cafestol), salicilatos (salicilato de metila);
  • EDTA;
  • Flavonóides (caempferol e quercetol);
  • Óleos essenciais (aldeído cinâmico e ácido cinâmico);
  • Vitaminas (caroteno, tiamina nicotinamida, ácido ascórbico e riboflavina) e minerais (ferro, cálcio e fósforo).

A princípio, deu para perceber o café não é composto apenas de cafeína e com o chá acontece o mesmo. Contudo, é importante entender um pouco mais sobre a composição e, como exemplo, adotamos o chá verde:

  • Cafeína;
  • Flavonóides;
  • Provitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K;
  • Vitamina P;
  • Vitamina U;
  • Vitaminas B.

Qual a quantidade de cafeína existente no chá e no café?

Escolher entre o café ou chá verde nem sempre é simples, mas é importante entender mais sobre a quantidade de cafeína existente em cada uma das bebidas: 

  • Chá verde – uma xícara de 237 ml tem 50 mg de cafeína, considerando 5 minutos de infusão.
  • Café – uma xícara de 237 ml tem 94,8 de cafeína, utilizando um café torrado e moído.

Deu para perceber que o café tem mais cafeína, porém o chá também apresenta uma quantidade considerável dessa substância. Lembrando que essa quantidade varia de acordo com o tipo de chá e fabricante.

Mas afinal, café ou chá?

A realidade é que não há competição entre café e chá. O principal é entender que o consumo pode ser feito para ambos e não existe qualquer problema nisso desde que se mantenha a moderação.

Também é verdade que a escolha depende do perfil na escolha da preferência entre café ou chá, mas é válido entender melhor esse cenário. Sendo assim, veja a seguir dois pontos que influenciam na escolha da melhor alternativa:

Preferência de consumo

Os cafés podem ser consumidos de muitas formas, mas a mais comum no preparo para o consumo é o moído e torrado, existem as opções em expresso, capuccino, mocha, latte, macchiato entre outras infinidades de tipos de preparo.

Muitas pessoas se tornaram baristas e possuem cafeteiras ou fazem café do modo convencional.

Com os chás, as opções de preparo não variam muito e existe uma infinidade de sabores: camomila, erva-doce, chá verde, chá preto e diversos outros. Basicamente, basta ferver a água, inserir o “saquinho” com o chá, deixar em infusão e tomar.

Objetivos ao consumir

O consumo de café ou chá pode ser feito de acordo com a situação, mas o mais comum é que sejam consumidos logo pela manhã. Muitas pessoas têm o hábito de consumir o café após o almoço e o um tipo de chá relaxante antes de dormir. 

Contudo, algumas pessoas optam pelo consumo das bebidas antes de realizar alguma atividade esportiva, buscando acelerar o metabolismos e melhorar o desempenho.

Quais os cuidados devemos ter ao consumir chá? E o café?

Primeiramente, os benefícios do café ou chá já foram mostrados e é interessante citar o outro lado. Trata-se dos cuidados ao consumir, portanto, veja abaixo:

  • Chá verde – gestantes devem evitar, pessoas com distúrbios renais, cardiovasculares e hepáticos também. Pacientes com úlcera, gastrite e pressão alta podem ter problemas ao consumir.
  • Café – pessoas com insônia e ansiedade. Pessoas que possuem problemas estomacais devem consumir apenas com autorização médica. A quantidade de açúcar deve ser dosada para que se evite um quadro de diabetes.

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Conclusão

Antes de mais nada, o consumo de café ou mesmo do chá (independente do sabor) podem trazer benefícios, mas quando consumido em excesso podem comprometer o bom funcionamento do organismo, causando um desequilíbrio. 

Tudo depende da sua saúde e também da quantidade a ser consumida, portanto, não há qualquer generalização.

No frio ou no calor, a verdade é que o café ou chá podem ser aliados em nossa rotina e trazer mais sabor à dieta.

Deixamos a dica de consumir sem excessos e dando preferência ao gosto e objetivo de cada um.

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Obrigado por ler até aqui e até a próxima!