Carboidratos do Bem: Exemplos e Como Inserir na Alimentação

Carboidratos do Bem: Exemplos e Como Inserir na Alimentação

Publicado por: 4Well Publicado: 14/08/2019 Visitas: 156 Comentários: 0

Sabemos que os carboidratos do bem devem ser inseridos na nossa dieta. Mas quando ouvimos carboidratos, logo pensamos que são inimigos de quem quer emagrecer e, portanto, são os primeiros a serem excluídos da dieta.

De fato, alguns especialistas em emagrecimento afirmam que, sem os carboidratos do bem, é quase impossível perder peso de forma saudável.

No entanto, será que isso é mesmo verdade?

Mas afinal, quais são os carboidratos do bem disponíveis para nosso consumo? Qual a quantidade de carboidrato saudável consumir? 


Leia nosso artigo até o final para saber mais sobre os carboidratos do bem, dicas e exemplos dos carboidratos que devemos evitar.


Como os carboidratos agem no nosso corpo?


Primeiramente, a principal função do carboidrato em nosso corpo é fornecer energia. O corpo humano usa carboidratos na forma de glicose.

Depois disso, todos os carboidratos que ingerimos são transformados em monossacarídeos durante a digestão para poderem ser lançados em nossa corrente sanguínea para poder passar para o sangue. 

Os monossacarídeos assimilados são convertidos em glicose pelo fígado.

Dessa forma, a glicose é distribuída no corpo para ser usada diretamente por todas as células (músculos, coração...) e principalmente pelas células nervosas. 

A glicose é a fonte de energia que possibilita o funcionamento do nosso cérebro.

Por isso os carboidratos são tão importantes em nossa dieta. Daí a importância de consumir carboidratos do bem.

O que são os carboidratos do bem?




Em geral, os carboidratos são classificados de acordo com seu índice glicêmico, ou seja, de acordo com seus efeitos hiperglicêmicos. De fato, se todos os carboidratos são fonte de glicose, eles não deveriam aumentam a glicose no sangue, certo?

Errado!

Em geral, carboidratos simples tendem a aumentar o açúcar no sangue rapidamente, enquanto os carboidratos complexos variam.

A qualidade de um carboidrato irá depender de seu IG (índice glicêmico), aqueles que contêm o IG abaixo de 55, são considerados carboidratos do bem.

Nesse sentido, aqueles que possuem um índice glicêmico superior à 55, são considerados carboidratos ruins.

Em suma, quanto maior o IG de um alimento, mais rápido e abruptamente ele aumenta o nível de açúcar no sangue.

Para quem os carboidratos do bem são uma boa opção?


Sendo assim, toda e qualquer pessoa pode se beneficiar das vantagens em consumir os alimentos que possuem níveis de carboidratos bons.

Quanto melhor você se alimentar e conseguir manter uma dieta balanceada e saudável, mais benefícios irá colher em curto, médio e longo prazo.

Quais são as vantagens dos carboidratos do bem?

Os carboidratos com baixo índice glicêmico permitem queimar mais gordura, promovendo uma melhor distribuição de gordura corporal. 

Além disso, carboidratos do bem permitem melhorar o desempenho físico, porque são uma reserva para os músculos e podem proporcionar um esforço mais intenso. Como se não bastasse, os carboidratos com baixo IG também melhorarão seu desempenho intelectual, agindo em sua concentração, porque são naturalmente alimento para o cérebro!

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O que são carboidratos ruins?



Agora que você já sabe um pouco mais sobre a diferença entre os tipos de carboidratos, veja quais são os vilões de uma dieta e de um corpo saudável:

Os carboidratos ruins!

Para te ajudar, separamos uma lista não muito extensa dos carboidratos ruins,  aqueles que o corpo absorve rapidamente deixando você com fome novamente pouco tempo depois que você os consumiu.

Consequência: seu último lanche ou refeição com carboidratos simples ainda estão armazenados em seu corpo e ele já está querendo mais!

Resultado: acúmulo de gordura!

Que carboidratos devem ser evitados?


Veja uma lista para evitar:

  • Arroz branco;

  • Macarrão;

  • Pão branco;

  • Refrigerante;

  • Doces;

  • Biscoitos;

  • Sorvete;

  • Bebidas açucaradas;

  • Chocolates;

  • Leites e derivados.


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Afinal, quais são os carboidratos do bem?


Os carboidratos do bem são os queridinhos daqueles que buscam uma dieta saudável ou mesmo o ganho de massa muscular.

Eles são acessíveis e fáceis de encontrar veja:

Batata Doce

A batata-doce muito fácil de encontrar possui um IG inferior a 55 e pode ser consumido moderadamente.

Ela é rica em fibras e possui as vitaminas A, B6, B9 e C.Aproveite e adquira nosso snack de batata doce liofilizada, sabor e praticidade para o seu dia a dia!

Batata-salsa ou Mandioquinha

Conhecida e apreciada em diversas regiões do país, a mandioquinha também como é conhecida, além de muito saborosa possui maior quantidade de minerais que a batata-doce e a batata-inglesa.

Além do mais, ela tem um alto teor de vitaminas do complexo B e vitamina C.

Como escolher os melhores carboidratos do bem?


Agora que você já sabe quais são as boas fontes de carboidratos e como identificá-las, chegou a hora de fazer a lista. Tudo sempre irá depender de suas metas e objetivos pessoais de perda ou ganho de peso.

Escolher os carboidratos do bem não é uma tarefa tão fácil quanto se pensa! Atente-se sempre a quantidade de nutrientes de cada carboidrato.

Quem é adepto à dieta low carb sabe da importância dos carboidratos saudáveis em uma dieta. Portanto, fique atento!

Como incorporar os carboidratos do bem na alimentação?


Comece a incorporar os carboidratos certos na quantidade adequada ao seu metabolismo, seguindo sempre a recomendação do seu médico nutricionista.

Exclua principalmente os carboidratos sem propriedades nutricionais significativas e insira os carboidratos de cadeia lenta em sua alimentação diária.

Se estiver na dúvida sobre quais alimentos consumir, veja aqui a variedade de opções que a 4Well oferece, sempre na quantidade recomendada.

Assim, você garante uma alimentação saudável e não corre o risco de engordar!

Existe o melhor horário para consumo?


Consuma sempre os carboidratos em horários em que você se movimenta mais.

É recomendável consumi-los no período da manhã e na hora do almoço. Dessa forma, o corpo terá a energia necessária para desenvolver as atividades do dia.

Conclusão


Faça sua escolha de carboidratos do bem e fique em forma sempre!

Mantenha uma alimentação saudável com a 4Well. Oferecemos várias linhas saudáveis e práticas para a sua rotina: chás , snacks saudáveis, e chocolates.

Que tal continuar aprendendo? Confira nossos outros artigos que podem te ajudar a manter uma alimentação saudável

Tags: Carboidratos, Mandioquinha, Batata Doce, Snacks

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