Carnaval Saudável: Dicas Para Curtir a Folia com Saúde!

Fevereiro está chegando e, com ele, uma das épocas mais esperadas do ano brasileiro. O carnaval! Seja nos bloquinhos, na rua, no frevo ou no sambódromo, é essencial manter a saúde para curtir a folia.

Para manter o pique lá em cima e não ter nenhum problema durante as festas, o ideal é que a preparação comece bem antes. Hidratação, alimentação saudável, escolha de fantasias e até cuidados com a pele, devem ser muito bem pensados.

Confira algumas dicas sobre como você pode garantir um mês inteiro de festas, em plena saúde e sem quebrar a dieta!

Quais os benefícios de ter um carnaval saudável?

O primeiro benefício de ter um carnaval mais saudável é poder aproveitar 100% da folia.

Manter-se saudável durante todo o carnaval pode evitar transtornos como desmaios, desidratação, queimaduras de sol na pele e até comas alcoólicos por ingestão de bebidas.

Segundo alguns passos simples você pode garantir que as lembranças do carnaval serão incríveis e que você vai acordar sempre pronto para outra, na manhã seguinte.

Como ter um carnaval saudável?

Transforme o carnaval em uma verdadeira curtição com seus amigos seguindo essas dicas simples para manter a saúde:

Use roupas confortáveis

Todos os brasileiros já conhecem o calor típico do verão. No dia-a-dia, nos lembramos de colocar roupas mais leves e sapatos mais confortáveis… mas, e no carnaval? 

Muita gente se empolga com a fantasia e se esquece que, quanto mais elaborada ela for, mais quente ela fica.

Assim, pode acabar por levar muitas pessoas a apresentarem quadros graves de desidratação durante a folia.

Aposto que você não quer ir pular carnaval no hospital, não é?

Por isso, escolha sempre roupas e fantasias mais leves e frescas, com tecidos que deixem a pele respirar. Assim, você evita transtornos causados pelo calor.

É importante, também, manter-se hidratado o tempo todo e não só durante a folia.

Capriche no café da manhã

Antes de cair na folia, só o “café preto” não basta. 

Você vai precisar suprir seu corpo com todas as energias que serão gastas no dia que está começando e repor aquelas que foram gastas no dia anterior.

O ideal é que você tenha um café da manhã reforçado, com pães, ovos e frutas da estação, para repor as vitaminas e garantir energia.

Você também pode trocar o café por sucos e vitaminas mistas de frutas e folhas verdes para manter a energia e hidratação.

Hidrate-se

Você já deve ter ouvido falar que o corpo precisa de cerca de 2 litros de líquidos por dia para funcionar bem. Durante o carnaval, você vai precisar aumentar essa quantidade para, no mínimo, 3 litros.

Isso porque durante folia, além do calor normal do verão, você ainda estará garantindo que o seu corpo faça um “esforço” a mais. Assim, pode garantir mais hidratação para que ele se mantenha em movimento por mais tempo que o normal.

Então para evitar que seu corpo entre em colapso por desidratação, é importante ter sempre uma garrafinha com água na bolsa.

Carregue um snack saudável

Já percebeu como comemos besteira durante o carnaval? Isso porque ninguém quer parar a folia para procurar um restaurante.

O ideal é manter-se alimentado, mas sempre com alimentos leves. Por isso, a melhor opção é levar snacks saudáveis dentro da bolsa. Pode ser um chocolatemix de nuts, snacks de mandioquinha ou sua fruta desidratada favorita. O importante é não esquecer de comer.

Passe protetor solar

Uma das dicas mais importantes para um carnaval saudável e para uma vida mais saudável é passar o protetor solar. O ideal é que ele seja aplicado logo pela manhã e reaplicado de duas em duas horas.

Certifique-se de proteger o rosto e todas as partes do corpo se ficarão expostas ao sol.

E não esqueça dos pés e das orelhas!

Você também pode garantir uma proteção extra utilizando chapéus ou bonés, óculos de sol e evitando produtos gordurosos na pele durante os dias de folia.

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Dicas para um carnaval saudável

Agora que você já sabe como garantir a saúde durante folia, que tal começa a se preparar agora, para que tudo corra bem?

Algumas dicas e um bom planejamento podem ajudar a fazer o seu carnaval ainda mais incrível. Confira:

Alimente-se bem

Como já colocamos lá no início do artigo, alimentar-se bem é essencial para manter as energias em dia para os dias de folia.

O nosso corpo precisa dos nutrientes em quantidades adequadas para funcionar bem, caso contrário, ele poderá “reclamar” em forma de dores ou cansaço, ou até parar de funcionar.

Inserir mais frutas, legumes, verduras e sementes na alimentação e, ao mesmo tempo, diminuir açúcares e gorduras pode fazer toda a diferença.

E não só no carnaval, como na sua vida inteira. 
Lanches mais saudáveis e bastante água também são essenciais para manter o equilíbrio.

O ideal é que a sua alimentação seja acompanhada por um profissional habilitado, como os nutricionistas ou nutrólogos, para que você saiba exatamente o que comer e quando comer.

Exercite-se  

O exercício é uma necessidade básica do corpo humano, mesmo quando em pequenas “doses”.

Uma caminhada pela manhã, trocar o carro pela bicicleta ou até passear com o cachorro pode fazer a diferença para o corpo.

Converse com um educador físico e descubra qual o exercício ideal para seu tempo e condições, e garanta energia total para pular o carnaval. 

Beba com moderação

Para quem não dispensa uma “cervejinha” no carnaval, é mais importante ainda manter-se hidratado.

Procure intercalar o consumo de cerveja e outras bebidas alcoólicas com água, para não correr o risco de ir parar no hospital.

É importante, também, manter-se alimentado – principalmente com doces –  e saber quando parar.

Fique atenta aos sinais do seu corpo

Seu corpo dá sinais quando você o sobrecarrega. Tontura, dores de cabeça ou no corpo, estômago ruim… tudo isso pode ser um sinal de alerta.

Aprenda a entender como o seu corpo se comunica com você e obedeça seus limites. Afinal, ninguém quer terminar o carnaval internado em um hospital.

Programe-se

Com toda certeza você já ouviu que uma pessoa prevenida vale por duas. E isso pode ser ótimo!

Planeje-se reservando hospedagem, separando o dinheiro, comprando passagens e bilhetes com antecedência, mas também encontre locais onde poderá encontrar ajuda, caso tudo de errado.

Se possível, compre seus snacks favoritos e uma garrafinha reutilizável, para se alimentar e se hidratar durante a folia.

Evite alimentos muito gordurosos e as frituras

Nada de alimentos gordurosos durante o carnaval. Esses alimentos podem ser como uma bomba para o estômago, principalmente se o corpo não estiver 100%.

Além disso, comidas armazenadas de forma inadequada, combinadas com o calor, podem ser fontes intermináveis de microorganismos infecciosos, levando à casos de indigestão e até infecções mais graves.

Tenha em mãos lanches mais saudáveis, frutas e bastante água para evitar transtornos durante a folia. 

Haja com responsabilidade

Nunca se esqueça de que carnaval não é sinônimo de “baderna”. Saber se divertir, respeitando o próximo também é essencial para manter a saúde. 

Curta os bloquinhos, evite brigas, modere na bebida, saiba aceitar um “não”, use camisinha e lembre-se de que garis e vendedores estão trabalhando para garantir a sua diversão.

E lembre-se: focar somente na diversão também faz o seu carnaval mais saudável!

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Conclusão

Nada de guardar lembranças ruins do carnaval. Mantendo hábito saudáveis você pode garantir uma semana inteira de folia, sem exigir demais do seu corpo.

É importante lembrar que a ressaca, tonturas ou dores durante a folia são sinais que o seu corpo envia, pedindo para você pegar mais leve.

Por isso, é importante alimentar-se bem, se manter hidratado, fazer exercícios regulares e beber com moderação, para que o seu final de festa não seja na ala de emergência de um hospital.

Leve com você alguns lanches saudáveis, uma garrafa água, respeito ao próximo e muita alegria para curtir o carnaval!

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