Dieta de Desintoxicação: Benefícios, Dicas e Como Fazer

Dieta de Desintoxicação: Benefícios, Dicas e Como Fazer

Publicado por: 4Well Publicado: 31/12/2019 Visitas: 377 Comentários: 0

As dietas detox são a última moda dos sites e revistas sobre saúde e bem-estar. Geralmente, elas acompanham planos de desintoxicação de três a sete dias, embora alguns proponham mais tempo, para perda de peso, melhoria da saúde e outros benefícios. 

A maioria dos planos sugere que você restrinja significativamente a ingestão de calorias e outros ainda propõem que você consuma apenas sucos ou vitaminas.

De acordo com muitos especialistas em nutrição, alguns desses programas podem até sair pela culatra, causando ganho de peso ou desnutrição.

Para uma abordagem mais inteligente de uma dieta detox, esqueça os modismos que podem levar a padrões alimentares não saudáveis ​​e siga um plano mais sensato e recomendado pelo nutricionista.

Volte ao básico da alimentação saudável e perceba um impacto duradouro na sua saúde e no seu bem-estar. O seu corpo se desintoxicará mais lentamente e de forma mais saudável.

Se você deseja reiniciar sua dieta sem as restrições desnecessárias que acompanham os desintoxicantes e dietas de limpezas, reorganize sua alimentação com essas dicas aprovadas por nutricionistas.

O que é a dieta de desintoxicação?


Variando de dietas baseadas em frutas, que cortam grupos de alimentos inteiros a planos de dieta restritos e de curto prazo, que se concentram na eliminação de cafeína, álcool, sal, açúcar e de alimentos processados, a dieta detox promete perda de peso de forma rápida

A maior parte dessa perda de peso, no entanto, será de água, glicogênio armazenado e resíduos acumulados pela alimentação, e a maior parte será recuperada quando você voltar aos padrões alimentares normais. 

Algumas dietas de desintoxicação podem ser extremas e, quando seguidas por um período prolongado, podem levar a deficiências nutricionais perigosas

Por isso, para evitar o desenvolvimento de um padrão de alimentação não saudável - principalmente entre os adolescentes - é necessário o acompanhamento de um nutricionista.

Quem pode fazer uma dieta detox?

Segundo os nutricionistas, a dieta detox pode ser feita apenas com acompanhamento profissional e por pessoas adultas e saudáveis.

A dieta detox não é recomendada para crianças ou adolescentes, porque contribuir para um déficit nutricional e aumentar os riscos de desenvolvimento de distúrbios alimentares.

Já em mulheres grávidas, puérperas ou em período de amamentação, ou em pessoas com doenças crônicas como anemia ou doenças autoimunes, podem sofrer com a falta de nutrição adequada.

Sinais como estufamentos frequentes, digestão lenta, cansaço e insônia podem significar uma necessidade de mudanças nos hábitos alimentares. A dieta detox pode ser uma solução inicial, mas dietas prolongadas precisam de avaliação e acompanhamento nutricional

Quais os benefícios da dieta de desintoxicação?


A desintoxicação do organismo através de uma dieta detox feita de forma saudável pode trazer diversos benefícios para a saúde. Confira:

Aumentar os níveis de energia

A sensação de cansaço que sentimos durante o dia pode ser o resultado do excesso de toxinas no organismo. A remoção dessas toxinas pode ajudar a aumentar os níveis de energia e a manter-se mais ativo ao longo do dia.

Melhora a digestão e o controle de peso

A desintoxicação também pode ajudar no controle de peso a curto prazo, removendo as toxinas que atualmente estão interferindo na função metabólica adequada e ajudando a estabelecer hábitos saudáveis.

Reduzir a inflamação

A dieta é um aspecto importante da desintoxicação. Ao apoiar o seu sistema digestivo através da ingestão de uma dieta de alimentos integrais cheios dos nutrientes de que seu corpo precisa, você ajudará a reduzir os processos inflamatórios que contribuem para uma série de problemas.

Promover a pele saudável

A dieta e as toxinas ambientais afetam inegavelmente a pele. Ao apoiar o corpo na remoção de radicais livres, metais pesados ​​e outras toxinas, você ajudará a melhorar a aparência da sua pele.

Fortaleça seu sistema imunológico

Após sua desintoxicação, seu corpo terá uma melhor função digestiva e linfática. Ambos são essenciais para um sistema imunológico forte e equilibrado.

Humor melhorado

Toxinas e radicais livres que se acumulam no corpo também podem afetar a função cerebral. Ao remover os excessos, que interferem diretamente no seu estado mental e emocional, você abre caminho para um sono melhor, pensamentos claros e energia positiva.

Se você acredita que poderia se beneficiar da desintoxicação, converse com seu nutricionista sobre as opções de teste e o melhor plano detox para você.

Conte com a 4Well na sua dieta detox! Oferecemos as melhores opções e sabores de chás!

Dicas práticas para desintoxicar

Depois de entender melhor os benefícios da dieta detox, veja algumas dicas práticas para aplicar no seu dia dia e seguir uma rotina mais saudável:

Beba muita água


A água faz muito mais do que saciar sua sede. Ele regula a temperatura do corpo, lubrifica as articulações, ajuda na digestão e na absorção de nutrientes e desintoxica o corpo removendo resíduos

As células do seu corpo devem ser reparadas continuamente para funcionar da melhor maneira possível e decompor os nutrientes para que seu corpo use como energia.

No entanto, esses processos liberam resíduos - na forma de ureia e dióxido de carbono -, que causam danos se forem acumulados no sangue.

A água transporta esses resíduos, removendo-os eficientemente através da micção, respiração ou sudorese. Portanto, manter-se adequadamente hidratado é importante para a desintoxicação 

A ingestão diária adequada de água é de 3,7 litros para homens e 2,7 litros para mulheres. Você pode precisar de mais ou menos dependendo da sua dieta, onde mora e do seu nível de atividade física.

Evite bebidas alcoólicas

Mais de 90% do álcool é metabolizado no fígado. As enzimas hepáticas metabolizam o álcool em acetaldeído, um químico conhecido por causar câncer.

Ao reconhecer o acetaldeído como uma toxina, seu fígado o converte em uma substância inofensiva chamada acetato, que é posteriormente eliminada do seu corpo.

Embora estudos observacionais tenham demonstrado um consumo de álcool baixo a moderado seja benéfico para a saúde do coração, o consumo excessivo pode causar uma infinidade de problemas de saúde.

Beber em excesso pode prejudicar gravemente sua função hepática, causando acúmulo de gordura, inflamação e cicatrizes.

Invista em chá-verde


Normalmente, uma desintoxicação com chá-verde envolve a adição de 3 a 6 xícaras (0,7 a 1,4 litros) desse chá em sua dieta diária normal.

Não exige que você evite certos alimentos ou reduza a ingestão de calorias, mas é recomendável exercitar e seguir uma dieta rica em nutrientes durante a desintoxicação.

As orientações sobre a duração da desintoxicação variam, mas geralmente são seguidas por várias semanas.

O chá-verde contém compostos poderosos que ajudam a proteger contra doenças crônicas.

Por exemplo, estudos em tubo de ensaio mostraram que a epigalocatequina-3-galato (EGCG), um tipo de antioxidante no chá-verde, pode ajudar a bloquear o crescimento de células de câncer de fígado, próstata e pulmão.

Beber chá-verde também pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue. De fato, uma revisão descobriu que beber pelo menos 3 xícaras (237 ml) por dia estava associado a um risco 16% menor de desenvolver diabetes.

Consuma fibras

A saúde intestinal é importante para manter seu sistema de desintoxicação saudável. Suas células intestinais possuem um sistema de desintoxicação e excreção que protege seu intestino e corpo de toxinas prejudiciais, como químicos.

A boa saúde intestinal começa com os prebióticos, um tipo de fibra que alimenta as boas bactérias do intestino chamadas probióticos. Com os prebióticos, suas boas bactérias são capazes de produzir nutrientes chamados ácidos graxos de cadeia curta que são benéficos para a saúde. 

As boas bactérias no seu intestino podem ficar desequilibradas com as más bactérias devido ao uso de antibióticos, falta de higiene dental e qualidade da dieta. 

Consequentemente, essa mudança não saudável de bactérias pode enfraquecer seus sistemas imunológico e de desintoxicação e aumentar seu risco de doença e inflamação.

Comer alimentos ricos em probióticos pode manter seus sistemas imunológico e de desintoxicação saudáveis. Boas fontes alimentares de probióticos incluem tomate, alcachofra, banana, aspargo, cebola, alho e aveia.

Opte por frutas cítricas

Uma dieta de desintoxicação cítrica visa ajudar seu corpo a desintoxicar-se dos resíduos e toxinas acumulados em seu corpo. 

Ao mesmo tempo, as frutas cítricas nutrem seu corpo com as vitaminas e minerais que ele precisa para funcionar. 

Frutas cítricas para incluir em sua dieta de limpeza incluem limões, limas, laranjas, toranjas e tangerinas. 

A fibra é um nutriente essencial fornecido por uma limpeza cítrica. Todas as frutas cítricas contêm fibras solúveis e insolúveis.

Além disso, uma dieta detox de frutas cítricas fornece uma quantidade significativa de vitamina C. Os requisitos individuais de vitamina C podem variar com o peso, quantidade de atividade, taxa de metabolismo e idade. 

Antes de iniciar uma dieta de limpeza, consulte seu médico sobre possíveis deficiências nutricionais que podem ocorrer com essa dieta.

O que não comer durante o detox?

Os piores alimentos de uma dieta de desintoxicação são carne, laticínios, trigo, álcool e cafeína:

  • A carne retarda a digestão, obstrui os intestinos e ajuda as bactérias a se reproduzirem em suas entranhas.

  • Leite, queijo e outros produtos lácteos são ácidos para o corpo, levando ao mau funcionamento das células e à desaceleração da desintoxicação.

  • O trigo é prejudicial ao revestimento do intestino e leva a uma baixa ingestão de nutrientes.

  • O glúten de trigo irrita o intestino e pode causar inchaço, indigestão e constipação.

  • O álcool é tóxico para o fígado e reduz os níveis de minerais desintoxicantes, como zinco e magnésio.

  • Cafeína leva ao aumento dos níveis de toxinas no corpo.

Alimentos processados, embalados e congelados são geralmente ricos em sal, açúcar, gorduras ruins e ingredientes artificiais. Eles definitivamente devem ser evitados em uma dieta de desintoxicação.

  • Uma dieta rica em sal é ruim para a pressão sanguínea e ainda diminui o funcionamento das células e o processo de desintoxicação.

  • O açúcar na dieta aumenta as mudanças de humor, a névoa cerebral e os picos e vales de energia.

  • O açúcar luta contra as boas bactérias no intestino, levando à uma desintoxicação mais lenta.

  • Gorduras ruins aumentam a pressão sobre o fígado.

  • Muitos ingredientes artificiais são feitos de petroquímicos que são tóxicos para o fígado, uma vez que são mais difíceis de quebrar e desintoxicar.

Exemplo de cardápio detox

Muitas pessoas acham fácil seguir uma dieta mais restritiva por três dias. Alguns até o mantêm por dias ou semanas. Então, de repente, algo acontece e há um desejo por gorduras e doces. 

Se você perceber que os desejos se aproximam, verifique com você mesmo se os desejos são legítimos (seu corpo precisa de mais gorduras) ou são simplesmente habituais. 

Pergunte a si mesmo: o que aprendi durante essa desintoxicação? Quais alimentos eu quero incorporar na minha vida diária? Como posso satisfazer esses desejos de maneira saudável?

Separamos um plano de dieta simples, de apenas 3 dias, para você resetar o seu organismo e começar uma vida com hábitos mais saudáveis.

Dia 1

Café da manhã: Água com limão, quinoa cozida, óleo de linhaça, nozes ou sementes (para proteínas) e frutas secas sem açúcar.

Almoço: Chá verde, kitchari, couve ao vapor com molho de limão.


Jantar: Meio melão ou uma tigela de frutas mistas, brócolis, couve, cebola, grão de bico refogado em azeite, batata doce assada.


Dia 2

Café da manhã: Água com limão, suco de frutas ou uma tigela grande de frutas frescas com iogurte e sementes de linho.

Almoço: Salada de verduras mistas com beterraba ralada ou cozida e molho de limão ou óleo de linhaça e vinagre balsâmico; restos de quinoa misturados com qualquer vegetal cru picados, óleo de linhaça e vinagre balsâmico; guisado de feijão preto.

Jantar: sopa de cenoura e gengibre, verduras de primavera cozidas no vapor com óleo de linhaça, arroz integral e chá de ervas.


Dia 3

Café da manhã: Água com limão, sobras de kitchari, chucrute.

Almoço: Kombucha; sobras de batata-doce assada, salada mista com cenoura ralada, couve e molho de limão ou óleo de linhaça e vinagre balsâmico; sobras de guisado de feijão preto ou sopa de cenoura e gengibre.

Jantar: Vegetais marinhos salteados, sobra arroz integral, chá preto.

Lanches? Claro! Desfrute-os entre as refeições ou conforme necessário para estabilizar o açúcar no sangue: leite de amêndoa, frutas frescas, smoothies de frutas caseiros, beterraba cozida, sucos de vegetais, aveia, cenoura crua, aipo, pepino, rabanete, brócolis cozido no vapor ou outros vegetais com óleo de linhaça.

Conte com a 4Well para manter uma dieta saudável! Confira nossos produtos!

Conclusão


As dietas de desintoxicação podem ser um recurso ideal para retirar todas as toxinas que prejudicam o funcionamento do corpo e a saúde. 

Quando feita de forma correta e acompanhado por um nutricionista, as dietas detox podem ajudar na perda de peso e no início de uma vida muito mais saudável.

Eliminar nutrientes e restringir alimentação pode não ser uma boa ideia, a não ser quando recomendado por um profissional. Uma dieta detox ideal precisa suprir todas as necessidades do organismo.

Desintoxicar o corpo significa eliminar todo aquele cansaço e inchaço do dia-a-dia e dizer olá para uma pele mais saudável e menos oleosa, um corpo desinchado e uma rotina de alimentação muito mais limpa e com nutrientes completos.

Beber bastante água, recorrer aos chás-verdes e preto, comer frutas cítricas e bastante fibra e eliminar alimentos processados pode ser um bom início, mas lembre-se de consultar um profissional.

Que tal continuar aprendendo? Confira nossos outros artigos para você tentar iniciar a sua reeducação alimentar:

Conte com a 4well para auxiliar na sua dieta e consulte sempre o seu médico ou nutricionista. Obrigada por ler e até a próxima!

Tags: Chás, Chá Verde, Chá Preto, Hidratação

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário