Existe Carboidrato Bom?

Existe Carboidrato Bom?

Publicado por: 4Well Publicado: 21/01/2019 Visitas: 319 Comentários: 0


O mirabolante mundo das dietas tem uma coleção de vilões sob a manga para apontar como culpados pelo nosso sobrepeso. E aí a solução é cortar tudo! Só que muitos destes chamados ‘vilões’, em qualidade e volume ideais, são benéficos ou, até mesmo, essenciais para a manutenção do nosso corpo.

É o caso do carboidrato. Graças à demonização da mídia, parece que só falar esse nome já engorda, né?

O que são carboidratos e como eles agem no organismo?

Também chamados de glicídios, carboidratos são compostos orgânicos formados pela combinação de átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Quando ingeridos esses compostos liberam glicose, outra substância também demonizada, mas que, na medida certa, representa nossa principal fonte de energia.

São necessários para a manutenção da nossa saúde?

Sim, mas com algumas ressalvas. Vamos a elas:

Existem vários tipos de carboidratos, cada um com diferentes processos de absorção e reação em nosso organismo e esses tipos estão divididos em dois grupos: “carboidratos simples” e “carboidratos complexos”.

 

Qual a diferença entre carboidratos simples e complexos?

Os carboidratos simples são absorvidos rapidamente pelo organismo, o que causa uma sensação de saciedade imediata. Porém, essa sensação dura por um período muito curto e rapidamente voltamos a sentir fome.

Além disso, como o intervalo de absorção é curto, as taxas de glicose são elevadas muito rapidamente e ultrapassam o nível necessário para esse período de tempo.

Abaixo alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos simples, reduzir o consumo destes pode ser uma boa ideia:

• Açúcares

• Doces

• Refrigerantes

Balas

• Massas brancas (não integrais) como os pães, bolos, biscoitos e o macarrão.


Já os carboidratos complexos são absorvidos de forma lenta, o que causa uma sensação de saciedade mais prolongada. Assim conseguimos ficar mais tempo sem procurar comida de novo.

Além disso, como o intervalo de absorção é longo, a liberação de glicose é gradual e controlada, gerando energia na medida certa durante todo este período. Carboidratos complexos contêm mais vitaminas, minerais e fibras, por isso são considerados mais nutritivos.

Abaixo alguns exemplos de alimentos ricos em carboidratos complexos que devem ser acrescentados na dieta:

• Legumes

Frutas

• Cereais e as massas integrais.


Você sabia?

A 4Well conta com uma linha de snacks de legumes (Conheça nossos snacks) ricos em carboidratos complexos e, de quebra, com temperinhos super delicinhas. Nossos legumes são desidratados por meio de um processo que não altera suas propriedades e ainda concentra sua energia e sabor. 

Tem de beterraba, mandioquinha e batata-doce. Qual você vai provar primeiro?


Tags: Carboidrato, Pré-Treino, Mandioquinha, Batata-Doce, Beterraba

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