Fome x Vontade de Comer

Fome x Vontade de Comer

Publicado por: 4Well Publicado: 21/01/2019 Visitas: 565 Comentários: 0


Sabe aquela fome que normalmente bate em horários inoportunos, mesmo quando não faz tanto tempo assim desde que você comeu pela última vez? Ela pode não ser exatamente fome, mas sim vontade de comer.

Pois é! Existem diferenças entre a fome e a vontade de comer e saber identificá-las é essencial para manter hábitos alimentares equilibrados.



Fome

A Fome é um conjunto de sensações que o organismo manifesta para avisar que precisa de alimento para se manter em pleno funcionamento. Essas sensações incluem estômago roncando, dor de cabeça, reflexos mais lentos e sensação de fraqueza. É uma necessidade fisiológica e, por isso, aceita qualquer tipo de comida para se satisfazer.



Vontade de comer

A vontade de comer é uma necessidade psicológica diretamente ligada aos mecanismos de recompensa cerebral. Geralmente, quando aparece, está associada a uma situação emocional como ansiedade, tristeza, angústia ou, até mesmo, felicidade extrema. E, diferente da Fome, para satisfazer a Vontade de comer não basta consumir qualquer coisa, na maioria das vezes esse desejo só vai embora depois de ingerir guloseimas, daquelas bem apetitosas, produzidas a partir de muita gordura, sódio e açúcar.

Como diferenciar?

Desta forma, saber diferenciar Fome de Vontade de comer é simples: quando uma delas vir, questione: qualquer alimento vai satisfazer essa sensação? Ou quero um alimento específico? Se qualquer alimento servir, é fome. Já se precisar ser uma comida específica, não passa de vontade de comer.

O que fazer?

Bom, agora que você sabe disso tudo, deve estar se perguntando o que fazer em cada uma das situações e a gente tem umas dicas:

Os intervalos entre café, almoço e jantar são bem longos, então, nesses períodos é normal que venha aquela necessidade por alimento que realmente seja fome e não apenas vontade de comer. Nossa dica aqui é introduzir snacks de legumes para dar aquela apaziguada na fome até o horário da próxima refeição. (Conheça nossos snacks!)

Já se a necessidade for apenas aquela vontadinha de beliscar algo gostoso, uma boa pedida é, ao invés de comer guloseimas e alimentos calóricos, opte por doces mais saudáveis como frutas e chocolate meio amargo. (Veja nossos chocolates saudáveis!)



Conclusão

Mais que uma necessidade fisiológica, comer é uma atividade cultural, social e afetiva, portanto, faça da sua relação com a comida, uma relação leve, sem culpa e radicalismos. Se estiver difícil, procure um profissional nutricionista ou psicólogo para te ajudar e bora comer de forma saudável <3

Tags: Snacks, Chocolates

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