Importância da Hidratação: Benefícios da Água Para o Corpo

Você se mantém bem hidratado? Muitas pessoas negligenciam a boa hidratação do corpo. Algumas por não prestarem atenção a esse detalhe, outras por não acharem importante.

A hidratação desempenha um papel de fundamental importância para todos os seres humanos, independente do sexo, biotipo físico e a faixa etária. Este fator fica ainda mais em evidência quando desenvolvemos atividades físicas, já que nosso corpo elimina grande quantidade de líquido por meio do suor.

A hidratação é vital para a manutenção do nosso organismo. Então por que as pessoas tendem a não dar importância para ela? 

Neste artigo, mostraremos todos os benefícios e a importância de se manter hidratado para que você crie esse hábito e se mantenha sempre saudável!

Qual a importância da hidratação?

Nosso corpo depende da água para sobreviver. Cada célula, tecido e órgão precisa de água para funcionar corretamente.

Por exemplo, nosso corpo usa água para manter a temperatura, remover resíduos e lubrificar as articulações. Viu só? É necessário água e uma hidratação adequada para alcançarmos uma boa saúde geral.

Ou seja, se você não se manter hidratado, o seu organismo irá parar de funcionar corretamente e alguns problemas e desequilíbrios no organismo irão aparecer com mais frequência. 

Você irá sentir todas essas mudanças, mesmo que seja levemente, e toda cadeia que envolve o funcionamento do organismo irá acontecer de forma irregular.

Diante disso tudo, alguns problemas crônicos e doenças também podem ser desenvolvidos. Portanto, a importância da hidratação é algo indiscutível, tanto para evitar e prevenir problemas, quanto para o bom funcionamento do nosso corpo. 

Mantenha-se hidratado com as squeezes sustentáveis 4Well!

Quais os benefícios de se manter hidratado?

A água desempenha papel importantíssimo no nosso corpo e atua em várias funções

Além de transportar nutrientes e carregar resíduos para longe das células do corpo, agindo diretamente na circulação do sangue, se manter hidratado também ajuda na regulação da temperatura corporal por meio da distribuição de calor na pele e da transpiração.

Agora que você já sabe a importância da hidratação e seu papel fundamental no bom funcionamento do nosso corpo, confira mais detalhes sobre os benefícios de se manter hidratado:

Diminuição da retenção de líquido

No combate a retenção de líquido é muito importante beber água, já que a desidratação é uma das várias causas da retenção de líquido. Portanto, quanto mais hidratado você estiver e mais água você consumir, mais toxinas eliminará, diminuindo o inchaço.

Vale destacar que os rins trabalham muito melhor quando existe uma boa quantidade de água no organismo, o que ajuda no processo de filtração do sangue. Consequentemente, os rins irão trabalhar mais eficientemente.

Pele, unhas e cabelos mais saudáveis

Sim, unhas e cabelos também podem melhorar consideravelmente com a hidratação do nosso organismo. Afinal, a pele terá uma qualidade melhor por causa da hidratação e renovação das células renovadas. 

Os cabelos e unhas irão crescer mais fortes e saudáveis por causa da melhoria da queratina do corpo. Os nutrientes irão circular melhor e serão absorvidos pelas células de forma mais eficiente. 

Ajuda a eliminar toxinas

Como explicamos anteriormente, seus rins precisam de água para filtrar os resíduos do sangue e eliminá-los na urina. Logo, se esse processo de filtragem for melhor, a qualidade do sangue irá aumentar, certo?

E com o sangue mais limpo e livre de resíduos, os componentes se tornarão mais fortes e ativos. Não podemos esquecer que o sangue também atua na limpeza do nosso organismo. 

Ao mesmo tempo em que leva oxigênio para as células, o sangue ajuda na eliminação de toxinas. Em função disso, não é surpresa que o sangue mais limpo ajude ainda mais a eliminar toxinas.

Controla a pressão sanguínea

A desidratação reduz o volume sanguíneo e, com isso, o seu coração é forçado a trabalhar mais para bombear uma quantidade reduzida de sangue e obter oxigênio suficiente para as células. 

Quanto melhor a qualidade do sangue, mais facilmente seu coração irá trabalhar e, portanto, será menos exigido ao bombear. Em função disso, a pressão diminui, pois o sangue passará com facilidade pelas veias e artérias. Mais um benefício que destaca a importância da hidratação, não é mesmo? 

Previne pedras nos rins

Pode parecer repetição, mas saiba que a hidratação é essencial para os rins. 

Como já dissemos algumas vezes, os rins trabalham melhor quando existe uma boa quantidade de água no organismo. A água ajuda ao sangue no transporte de resíduos e toxinas que são filtradas pelos rins. 

Se o sangue contiver uma boa quantidade de água, os rins terão muito mais facilidade para realizar o processo de filtração. Isso pode ajudar a prevenir infecções do trato urinário e pedras nos rins. 

Conte com a 4Well para se manter hidratado! Confira nossas squeezes sustentáveis, livres de BPA!

A importância da hidratação na prática de exercícios

Se você é um atleta ou simplesmente se exercita para recreação, deve saber a importância da hidratação durante a prática de atividades físicas. Uma boa hidratação significa obter a quantidade certa de água antes, durante e após o exercício. 

A água regula a temperatura do corpo e lubrifica as articulações. Quando falamos dos músculos, a água presentes nas células musculares fornece os nutrientes adequados e remove os resíduos com eficiência, o que influencia em um melhor desempenho.

Como a água ajuda a transportar nutrientes, ela também ajuda ao corpo manter seu funcionamento com energia e saúde. 

Se você não estiver hidratado, seu corpo não poderá desempenhar suas funções adequadamente e você pode se sentir cansado, ter cãibras musculares, tonturas ou outros sintomas mais graves.

Qual é a maneira certa de se hidratar?

A maneira mais simples de se hidratar é beber água, mas não adianta beber grandes quantidades de água uma vez por dia. Beba devagar para evitar dores de estômago e para dar ao seu corpo a chance de absorver tudo de maneira adequada.

Ao ingerir grandes quantidades, seus rins vão eliminar o máximo possível. Então, tente manter as doses de hidratação várias vezes por dia. 

Segundo recomendação da OMS – Organização Mundial de Saúde, pessoas sedentárias devem ingerir, em média de 2 e meio a 3 litros de água por dia e, esse volume, não deve ser diluído em outras bebidas.

Claro, existem muitas outras maneiras de hidratar seu corpo e várias bebidas que podem ajudar, como água de coco, água com infusão, bebida esportiva, suco, leite, mas lembre-se de seguir as recomendações que apontamos acima.

Além disso, considere obter muitos líquidos de alimentos. Seja por frutas e legumes ricos em água. E lembre-se de criar o hábito de ingerir água periodicamente durante todo o dia. 

Quais os riscos e perigos da desidratação?

A importância da hidratação também é sentida no combate à desidratação. E a desidratação se não tratada, pode levar a complicações, como:

  • cãibras
  • exaustão
  • insolação
  • convulsões devido à perda de eletrólitos
  • baixo volume de sangue
  • falência renal
  • coma

A desidratação grave pode causar a morte e isto não é algo raro de acontecer. Milhares de crianças na África morrem por causa da desidratação em decorrência de doenças como a diarreia. 

Dessa forma, devemos reconhecer a importância da hidratação e não negligenciá-la em nossa rotina.

Experimente se hidratar com mais sabor com os chás 4Well!

Conclusão

A hidratação é vital para a manutenção do nosso organismo e devemos redobrar o cuidado com a ingestão de líquidos em épocas mais secas e em dias quentes. 

Apesar da recomendação mínima de dois litros, cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação por dia. Portanto, não deixe de procurar um profissional da saúde para indicar o volume ideal de consumo de líquidos. 

A água, é um líquido indispensável para a nossa saúde, principalmente para sobrevivência, e mesmo não contendo nenhuma caloria, sem ela nosso corpo não seria capaz de continuar funcionando.

Embora a hidratação não seja tratada com a devida importância, nenhum outro nutriente é tão necessário com tamanha frequência e quantidade quanto à água. 

Então, agora que você já sabe tudo sobre a importância da hidratação, adote  hábitos mais saudáveis e mantenha-se hidratado. O seu corpo agradece.

Que tal continuar aprendendo? Confira nossos outros artigos que podem te ajudar a criar hábitos mais saudáveis e manter uma alimentação mais nutritiva:

Obrigado por ler até aqui e até a próxima!