Liofilização de Alimentos: O Que é, Benefícios e Praticidade

Liofilização de Alimentos: O Que é, Benefícios e Praticidade

Publicado por: 4Well Publicado: 06/11/2019 Visitas: 145 Comentários: 0

Para uns uma palavra estranha, para outros até bem conhecida. A liofilização de alimentos vem sendo apreciada cada vez mais por aqueles que buscam saúde e bem-estar.


Em função de sua praticidade e tempo de conservação, os alimentos liofilizados já estão bem presentes em nossa alimentação.


Se você já ouviu falar sobre alimentos liofilizados, mas ainda não sabe bem do que se trata, veja neste artigo tudo sobre o assunto!


O que é a liofilização de alimentos?


A liofilização é um processo desenvolvido por dois franceses: Arsène d'Arsonval e Frédéric Bordas. É definida como a dessecação de um produto congelado, feita por sublimação. 

Em termos menos técnicos, a liofilização envolve a remoção da quantidade máxima de água de um produto. Sendo assim, podemos dizer que água passa de um estado sólido para um estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. 

Embora essa técnica possa ocorrer naturalmente, requer condições muito específicas criadas através do uso de um liofilizador. 

Esses alimentos são consumidos por muitas pessoas, principalmente pelos esportistas em função da durabilidade dos produtos e seu valor nutricional.

Quais os benefícios e vantagens da liofilização?


A técnica de liofilização tem algumas vantagens sobre outras técnicas, como a secagem, por exemplo. De fato, a liofilização permite preservar o volume, a aparência e as propriedades de um alimento. 

Na indústria de alimentos, um produto liofilizado mantém seus benefícios nutricionais. No entanto, a técnica de liofilização é muito delicada, como mencionado acima. 

Veja outros benefícios

  • Conservação: até 5 anos

  • Conservação de sabor, estrutura, cores, consistência, etc.

  • Conservação das principais qualidades nutricionais

  • Peso mais leve

  • Menos volume ocupado para armazenamento


Conheça nossa linha de produtos liofilizados e aproveite todos os benefícios desses alimentos. Clique aqui e confira!


Como é feito o processo de liofilização? Quais são as etapas?



A liofilização ocorre em três etapas: congelamento, dessecação primária e secagem secundária. O congelamento dos produtos é o primeiro passo na liofilização. 

Os produtos são congelados de -20 ° C a -80 ° C para transformar a água em gelo. 

Este passo é muito delicado, pois o congelamento deve ser muito rápido para obter um gelo sem cristais. Isso é essencial para evitar distorções no produto final.

A secagem primária é a etapa de sublimação, ou seja, a passagem do estado sólido para o estado gasoso. 

Este passo é realizado sob vácuo, ou seja, com pressão muito baixa. O produto é aquecido para permitir que gelo livre ou intersticial se transforme em vapor de água. 

A dessecação secundária é um estágio de dessorção. Isso consiste em remover as moléculas de água que permanecem presas na superfície do produto. 

Alterando ligeiramente a pressão e a temperatura, as moléculas de água saem do produto. Essa etapa também é muito delicada, pois pode danificar o produto se não for executado adequadamente.

Com esta técnica, um produto liofilizado geralmente contém entre 1% e 5% de água. Confira no vídeo abaixo nosso processo:



Exemplos de produtos liofilizados



De fato, se você acredita que os alimentos liofilizados são alimentos estranhos, engana-se.

Em nosso dia a dia eles estão mais presentes do que você imagina, veja só:

  • Leite em pó,

  • Café solúvel;

  • Macarrão instantâneo.


No entanto, a variedade é grande:

Frutas e Hortaliças


As frutas variam como: banana, maçã, pera, kiwi, morango, manga, mamão, framboesa e abacaxi são apenas alguns exemplos de frutas liofilizadas.

No grupo das hortaliças, brócolis, cenouras, salsinha, cebolinha, espinafre entre outros.

Para você entender melhor: uma fruta que pesa cerca de 90 g na sua forma in natura, pode passar a pesar 20 g, contendo a mesma quantidade de nutrientes.

Ou seja, um lanche saudável que a 4well oferece de aproximadamente 20g o pacote, equivale a quase 5 porções de frutas! 


Ervas medicinais (chás)


As ervas consumidas para fins terapêuticos também podem ser liofilizados. As células da planta quebram em linhas naturais e são separadas em uma série de filtros finos. 

A planta é micronizada, mantendo a integridade de suas propriedades.

Confira agora mesmo as opções saborosas e práticas de chás que a 4well oferece! 

Legumes


A liofilização em legumes também é muito utilizada para preservar suas propriedades praticamente intactas. Permite preservar cerca de 95% dos valores nutricionais dos legumes liofilizados. 

Outros métodos, como a desidratação, mantêm apenas 60% dos valores nutricionais, porque o calor destrói algumas vitaminas e minerais.

Confira os snacks saudáveis liofilizados da 4Well, nutrição e praticidade em todos os produtos!

Veja outros alimentos liofilizados muito comuns:

  • Café em pó;

  • Ervas aromáticas, temperos e condimentos;

  • Alimentos infantis, como achocolatado em pó, bebidas lácteas em pó;

  • Ovos;

  • Sopas.

Então, qual a diferença entre a liofilização e a desidratação?


Em geral, a desidratação e liofilização são dois processos de "secagem" que conservam os alimentos e reduzem o peso e o volume para facilitar o armazenamento e o transporte.


No entanto, a diferença em relação à conservação e concentração de nutrientes é clara e significativa.


A desidratação resulta na evaporação quase completa da água que eles contêm. O processo modifica as qualidades nutricionais, causando uma redução de nutrientes.


Já a liofilização, consiste na desidratação completa dos alimentos, ou seja, a quantidade máxima de água é removida de um produto/alimento. Sendo assim, podemos dizer que água passa de um estado sólido para um estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. 


Por meio do processo de liofilização temos a preservação dos nutrientes, do sabor, estrutura, cores e consistência, além da conservação por tempo prolongado e menor volume e peso para armazenamento.


A técnica é complexa, cara e muito eficaz, uma vez que permite preservar os nutrientes dos alimentos e oferece todos os benefícios citados acima.


Deixe que os alimentos liofilizados tragam mais nutrição para o seu dia a dia! Clique aqui e confira as delícias 4Well!


Conclusão



Agora que você sabe que os alimentos liofilizados são os mais saudáveis para sua dieta e perfeitos para comer quando bate aquela fome, cabe a você procurar onde estão os melhores produtos.

Certamente, a lista de alimentos liofilizados é extensa e não será difícil fazer sua seleção.

Se alimentar com praticidade é muito importante, mas, manter a saúde, é essencial.

Conte com a 4Well para manter uma dieta equilibrada e nutritiva sem perder a praticidade! Oferecemos várias linhas com produtos de qualidade e lindos acessórios para facilitar a sua rotina.  

Que tal continuar aprendendo? Confira nossos outros artigos que podem te ajudar a manter uma alimentação saudável

Obrigado por ler até aqui!

Tags: Liofilização, Snacks, Chocolates

Produtos relacionados

Posts relacionados

Comentários

Escreva o comentário