Melhor Garrafa de Água: Tipos, Dicas e Tudo Sobre o Assunto

Todos sabemos que as garrafas plásticas descartáveis são prejudiciais ao meio ambiente e nem sempre são tão boas para quem sente sede o dia todo.

Algumas garrafas plásticas descartáveis são, inclusive, ruins para carregar e para beber água. 

E, no entanto, apesar disso, muitos de nós ainda bebemos água engarrafada de plástico ocasionalmente, senão regularmente.

Felizmente, existem alternativas para garrafas de plástico de uso único , com várias opções para garrafas de água reutilizáveis ​​para atender às necessidades de hidratação de todos.

Por que ter uma garrafa de água?

Garrafas de água reutilizáveis ​​são uma solução conveniente e ecológica

Todos os anos, cerca de 5 milhões de barris de petróleo são usados ​​para criar 9 bilhões de garrafas de água descartáveis, ​​somente no Brasil! 

Mudar para uma garrafa de água reutilizável certamente diminuiria o óleo usado, os gases de efeito estufa emitidos e as garrafas jogadas fora, reduzindo a poluição em até três vezes.

Além dos benefícios ambientais, as garrafas de água reutilizáveis ​​têm muitas outras vantagens sobre as descartáveis. 

Por exemplo, usar uma garrafa de água reutilizável é mais barato do que comprar garrafas de água constantemente. 

O brasileiro médio pode economizar cerca de R$500 por ano apenas não comprando garrafas de água descartáveis, de acordo com os preços praticados atualmente. 

Outras vantagens das garrafas reutilizáveis, é que elas são livres de BPA (um plástico ligado ao câncer) e, além disso, contam com a conveniência e a aparência mais fria.

Afinal, quem nunca sentiu sede quando estava fora de casa e precisou procurar por lugares que vendessem garrafinhas de água descartáveis?

Quais são os tipos de squeezes do mercado?

Garrafas de vidro

Garrafas de vidro têm muitos benefícios. Como as de aço ou alumínio, elas são uma opção muito mais sustentável que o plástico. 

E, como um material completamente natural, você não precisa se preocupar com nenhum efeito sobre sua saúde. Além disso, eles podem ser lavados na máquina de lavar louça.

Algumas pessoas acham que as garrafas de aço inoxidável e alumínio dão à água um sabor levemente metálico. 

Isso não é algo com que você deve se preocupar em relação à garrafa de vidro, que é descrito como tendo um sabor “mais puro” do que os recipientes de metal ou plástico.

A única desvantagem do vidro é sua quebra. Embora algumas garrafas sejam feitas de vidro de alta qualidade, com menor probabilidade de quebrar ou serem afetadas por temperaturas extremas, é algo a considerar, especialmente se você tem filhos pequenos por perto ou costuma usar produtos de vidro mais baratos.

Garrafas de alumínio

Uma das maiores vantagens do uso de garrafas de alumínio (ou outro metal) é que elas são reutilizáveis. 

Com garrafas plásticas de degradação lenta enchendo nossos aterros, as garrafas de alumínio são uma opção mais sustentável.

O alumínio é geralmente considerado seguro, pois possui um nível de toxicidade bastante baixo e é o terceiro elemento mais comum na crosta terrestre. 

Por esse motivo, o corpo humano é capaz de metabolizar o alumínio e ser exposto com segurança a ele, sem efeitos nocivos, de acordo com o CDC . 

Algo a considerar com as garrafas de alumínio é que elas às vezes incluem um revestimento interno de plástico para evitar a lixiviação, que pode usar o BPA químico de que falamos anteriormente. 

Se você for usar alumínio, tente encontrar garrafas que não incluam um revestimento de plástico ou sejam rotuladas como livres de BPA.

Garrafas de aço inoxidável

Se a ideia de recipientes de metal lhe agrada, o aço inoxidável é uma boa alternativa ao alumínio. 

O aço é conhecido por ser altamente durável, portanto você não precisará se preocupar em substituí-lo com muita frequência. Por outro lado, as garrafas de aço tendem a ser mais caras do que outros tipos. 

Uma diferença importante entre o aço e o alumínio é que o aço é 100% seguro para os seres humanos, o que significa que você não precisará se preocupar com um revestimento de plástico (embora você deva verificar se ele não possui um).

Obviamente, como qualquer recipiente de metal, você deve mantê-los longe do calor.

Ao comprar recipientes de aço inoxidável, lembre-se de procurar o material usado para fabricar a garrafa e garantir que seja de qualidade alimentar.

Garrafas plásticas

Nos últimos anos, a maioria dos fabricantes de garrafas de plástico deixou de usar o bisfenol-A (BPA) depois que estudos mostraram que o produto químico foi associado ao câncer, DDA, asma e outras condições de saúde.

Conte com a 4Well para manter se manter hidratado! Confira nossas squeezes BPA Free!

É por isso que você costuma ver um adesivo ou etiqueta declarando uma garrafa sem BPA. Mas isso significa que o plástico é mais seguro?

Não necessariamente. Muitos fabricantes de garrafas passaram a usar o bisfenol-S (BPS) como uma alternativa “mais segura” ao BPA. 

No entanto, novos estudos mostraram que o BPS pode não ser muito melhor do que seu primo. 

Se você for usar garrafas plásticas, é melhor encontrar outras que evitem usar os produtos químicos do bisfenol completamente. 

Afinal, qual a melhor garrafa de água?

Com tantos tipos de garrafas de água para escolher, é importante primeiro determinar para qual função você a usará. 

Uma garrafa de água adequada para correr será muito diferente daquela em que você pode levar uma bebida quente e ambas parecerão diferentes da que você levaria na mochila.

Atente-se ao tamanho

Depois de identificar seu objetivo, você precisará definir a quantidade de água ideal que deseja carregar ou a garrafa de tamanho certo que coincida com a sua atividade preferida. 

A capacidade pode ser medida em litros e normalmente varia de meio litro a um litro. 

As estimativas mais atualizadas de especialistas sugerem que os homens devem beber cerca de 3 litros de água por dia, enquanto as mulheres devem beber cerca de 2,2 litros.

Em qualquer atividade física extenuante, como corrida, como regra geral, você deve beber cerca de 50 a 100 ml a cada 20 minutos.

Observe a tampa

A escolha de uma garrafa de água com um bico pode ser ideal para situações em que você precisa beber em movimento, como andar de bicicleta ou correr. 

Os bicos permitem que você continue seu treino sem ter que parar para tirar a tampa, e facilitam demais a hidratação durante a sua atividade física.

Observe também as tampas com vedação e à prova d’água, para evitar vazamentos durante o transporte ou exercício físico.

Avalie o design e alinhe com seu gosto

O formato da sua garrafa de água dependerá do seu uso. 

As garrafas de água para correr devem ser esbeltas o suficiente para caber confortavelmente na sua mão. 

As garrafas de água melhores para caminhadas normalmente retêm mais líquido, portanto, são maiores, mas se você planeja mantê-la na lateral da mochila para facilitar o acesso, verifique se ela é fina o suficiente para caber no compartimento.

Mantenha sua garrafinha de água sempre limpa

Mais importante que ter uma boa garrafa d’água é manter uma boa higiene

Para conservar sua garrafa sempre limpa, basta limpar bem com uma escovinha, para evitar o acúmulo de resíduos presentes na mucosa da boca.

Caso você ainda não tenha uma escovinha para lavar sua garrafa, uma colher de arroz, água e um pouco de detergente podem resolver. Basta sacudir bem a mistura para que as paredes fiquem limpas.

Confira o kit de squeezes sustentáveis da 4Well e mantenha-se hidratado!

Conclusão

Qualquer que seja a melhor garrafa de água que você escolher para suas necessidades específicas, se manter hidratado é uma das coisas mais simples e saudáveis ​​que você pode fazer por si mesmo. 

E lembre-se, considerar uma garrafa de água é apenas o começo. Saber qual o tipo de água que você está consumindo e de onde vem é igualmente importante. 

Portanto, dedique tanto esforço à pesquisa de filtros, aparelhos e da qualidade da água em sua área quanto à pesquisa da garrafa de água perfeita.

Conte com a 4Well para manter sua saúde em dia e de forma sustentável!

Confira também nossos outros posts:

Obrigada por ler até aqui e até a próxima!