Snack Saudáveis: Exemplos, Dicas e Benefícios Para Dieta

Consumir snacks saudáveis deve fazer parte da sua rotina. Resistir ao desejo de pegar um hambúrguer, doces ou batatas fritas quando você é atingido por um desejo repentino pode fazer uma grande diferença na sua saúde – independentemente da sua idade.

A nutrição é a chave para um estilo de vida saudável. Isso ajuda bastante a reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar a saúde geral.

Se você escolher opções saudáveis ​​de alimentos integrais com muita proteína e nutrientes, os lanches podem ser parte integrante da perda de peso. Alguns podem até ajudar a mantê-lo saciado durante o dia e limitar seus desejos por alimentos não saudáveis.

Quais os benefícios de incluir snacks saudáveis na alimentação?

Os lanches desempenham um papel importante na manutenção de uma dieta saudável

Se você está tendo problemas para obter todas as vitaminas e minerais essenciais que seu corpo precisa em suas refeições principais, lanches saudáveis ​​podem preencher as lacunas. 

Comer pode ajudar a controlar a fome entre as refeições e manter o açúcar no sangue em níveis adequados, evitando também o desejo repentino por alimentos mais calóricos. Esse desejo, inclusive, pode ser uma resposta do corpo para a carência de açúcar ou sódio.

Assim, consumir lanches saudáveis ​​no momento certo e na proporção certa é a chave para aproveitar ao máximo os seus nutrientes e manter bons hábitos alimentares.

Devemos tentar seguir essa linha, mesmo quando a vontade é só de comer alguma coisa doce e crocante, escapando dos chocolatinhos, doces e outros alimentos que realmente fazem mal a longo prazo.

Comer lanches saudáveis ​​durante a tarde pode evitar as quedas de energia, fornecendo nutrientes e evitando aquele sono inconveniente após o almoço. 

Alimentos que equilibram proteínas, gorduras e carboidratos, como a Mandioquinha Liofilizada ou o Mix de Nuts, são a escolha ideal para manter seu trabalho mais organizado e seu corpo energizado por horas a fio.

Além disso, os snacks saudáveis melhoram as funções cognitivas, o que ajudam na concentração e na memorização. 

Por último, uma alimentação saudável e equilibrada melhoram o humor e a saúde mental como um todo.

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Exemplos de snacks saudáveis para levar para o trabalho ou para escola

Sabemos que no dia-a-dia está cada vez mais difícil cozinhar pratos muito complexos. Principalmente quando falamos em lanches.

A maioria das pessoas prefere apenas comprar lanches industrializados para economizar tempo. No entanto, mesmo quando a embalagem sinaliza como algo saudável, o seu lanche pode conter corantes, conservantes e gorduras invisíveis.

O ideal é que você busque por marcas confiáveis e especializadas em alimentos saudáveis ou prepare o próprio lanche. Algumas receitas podem ser preparadas em minutos, sem deixar de te surpreender.

Confira a lista de snacks e lanches saudáveis que preparamos para você e sua família criarem hábitos mais saudáveis:

Nuts

As nozes são um lanche nutritivo ideal! Eles estão associados a um risco reduzido de doenças cardíacas e podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer, depressão e outras doenças.

Apesar de serem relativamente ricas em gordura, elas são recheadas de benefícios. Vários estudos sugerem que comer nozes com moderação pode ajudar a perder peso.

As nozes proporcionam o equilíbrio perfeito entre gordura, proteína e fibra saudáveis. Eles contêm 180 calorias em uma porção de 28 gramas, em média.

Como elas não precisam de refrigeração, são perfeitos para levar na bolsa.

Você pode comprar a granel ou buscar por embalagens com um mix perfeito de nozes e castanhas, na medida ideal para o seu lanche.

Wraps, omeletes e tapiocas

O wrap, conhecido nos supermercados como Rapi10, é uma massa de panqueca bem fininha e semi-pronta, que pode ser consumida depois de uma rápida passada pela frigideira ou micro-ondas.

Eles podem ser preparados de forma bem simples, apenas sendo recheado com ingredientes como alface, tomate, cenoura, pepino e peito de frango, ou podem ser mais elaborados, feitos com molho de abacate, para que fique como as famosas tortilhas mexicanas.

O wrap também pode ser utilizado como massa de pizza. Assim, você não deixa de comer o seu prato favorito e ainda o transforma em um lanche super saudável!

O omelete também pode ser uma excelente opção, desde que feito com consciência. Rechear o omelete com legumes e verduras pode transformar o seu lanche em um prato diferente e saudável.

Evite queijos gordurosos, embutidos e temperos com muito sal na hora do preparo.

Por fim, a tapioca pode ser uma ótima opção de lanche – mas deve ser consumida, preferencialmente, pela manhã.

Por ser um derivado da mandioca, a tapioca pode se transformar em uma bomba calórica, dependendo do recheio e do horário de consumo.

Prefira sempre os recheios menos gordurosos, como saladas, frango cozido e queijos magros.

Batata doce e chips de legumes

Os chips e snacks fazem parte das nossas vidas e servem para todos os momentos. 

Você pode servi-los em uma recepção, durante uma reunião, em um simples lanche da tarde ou comê-los enquanto assiste a um filme na TV.

Eles são simples, gostosos e podem ser super saudáveis quando preparados da maneira correta.

Em casa, é recomendável assar os chips ao invés de fritá-los, como nossas mães faziam.

Quando o tempo de preparo é menor, o ideal é que você vá em busca de chips liofilizados. Eles são super saborosos e crocantes, podem ser conservados por mais tempo dentro e fora da geladeira e ainda permitem uma diversidade imensa de sabores.

Você pode encontrar chips de abacaxi, maçã, batata-docemandioquinha, coco, beterraba, cenoura e muito mais!

Pipoca (sem óleo ou manteiga)

Pipoca é boa em qualquer horário do dia… Principalmente nos lanches noturnos!

Rica em antioxidantes, a pipoca feitas sem óleo ou manteiga ajuda na dieta e a repor nutrientes essenciais para o organismo. Basta estourar o milho, colocar um pouquinho de sal para temperar e pronto!

Frutas vermelhas e doces

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e vitamina C, que são essenciais para manter o corpo, pele e cabelos saudáveis.

Além disso, elas possuem fibras que colaboram na sensação de saciedade e te fazem comer menos do que você acabaria comendo normalmente.

Já os doces podem oferecer a quantidade exata de energia que o seu corpo precisa para aguentar até a próxima refeição. Basta comer com moderação para não precisar buscar por opções diet ou light.

E quando conseguimos juntar os benefícios das duas opções em um alimento só? Incrível, não é mesmo? A 4Well oferece opções de chocolates saudáveis com frutas liofilzadas para você saciar seu desejo por doces! Oferecemos opções com morango e framboesa, além de um kit completo que conta, também, com a opção banana. Pode experimentar sem culpa!

O que não deve fazer parte dos lanches saudáveis?

Você já se encontrou comendo mais do que deveria? Talvez você justifique suas escolhas de lanche dizendo coisas como apenas um brownie não vai doer’, comerei menos no jantar, pois agora estou com essas batatas fritas’ ou ‘mas queijo e biscoitos são saudáveis’, certo?

Com nosso estilo de vida sempre ocupado, muitas vezes é tentador adaptar nossos horários das tradicionais três refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar. 

De fato, muitas fontes da Internet até sugerem que comer pequenas refeições frequentes ao longo do dia é uma opção mais saudável – dizendo que controla a fome e aumenta o metabolismo.

Muita gente, então, decide pular refeições ou substituir por snacks saudáveis, ou simplesmente passam o dia regulando calorias para se entupir de carboidratos à noite.

O ideal é que, dentro de uma dieta, existam as refeições regulares, feitas de forma saudável e nos horários corretos. 

Os snacks ou os lanches devem servir apenas de complemento, para dar energia ou saciar aquela sensação de fome entre as refeições.

Além disso, lanches como biscoitos, bolos e brownies, queijos amarelos, embutidos, pães brancos ou comidas de fast food não devem ser consideradas como opções de lanches. 

Além de muita gordura, esses alimentos possuem uma quantidade enorme de sal e outros componentes que fazem mal para o organismo.

Afinal, como acertar na escolha snacks saudáveis?

Não é porque você sempre pega uma barra de granola e toma café às 10 da manhã, não significa que você deva. 

Não lanche porque faz parte da sua rotina diária. Faça isso quando tiver um pouco de fome.

Alguns especialistas recomendam que você divida sua fome em escalas e saiba classificá-las bem. Atribua 1 para pouca fome e 10 para muita e coma lanches apenas quando estiver chegando no limite máximo.

Muitas pessoas não atingirão essa marca até cerca de três horas após uma refeição, mas algumas chegarão lá mais rapidamente. Nesses casos, dizem os especialistas, não castigue sua barriga.

O ideal é que você considere sempre o horário no qual você estará consumindo esse lanche. Tapiocas, nuts e doces, por exemplo, devem ser consumidos preferencialmente durante o dia.

Outro fator a ser considerado é o tempo e o recurso disponível para o preparo. Se estiver em casa e com tempo, pode optar por uma pipoca, um ovo ou omelete, já quando estiver no trabalho, o ideal são os chips saudáveis prontos. 

Busque praticidade

Lanches precisam ser gostosos e rápidos. Portanto, antes de prepará-los é bom que você saiba exatamente o que tem na geladeira e o que vale a pena preparar. 

Se for para consumo imediato, ovos ou pipoca podem ser ótimas opções. Já se o preparo for para levar na lancheira, um wrap ou uma tapioca podem ser escolhas melhores.

Já nos casos em que você precisa de um lanche rápido, mas não dispõe de recursos de preparo, basta levar na bolsa um pacotinho de snacks liofilizados ou de nuts e castanhas.

Já nos casos em que você precisa de um lanche rápido, mas não dispõe de recursos de preparo, basta levar na bolsa um pacotinho de snacks liofilizados ou de nuts e castanhas.

Faça escolhas nutritivas

É importante que você consulte um nutricionista para saber qual tipo de lanche é melhor para o consumo em cada horário do dia, durante as aulas ou no trabalho.

Consumir calorias além da recomendação diária pode atrapalhar a dieta e desequilibrar todas as funções do organismo, causando o aumento de peso.

Em casos de dietas mais restritivas, o ideal é que você consuma frutas menos calóricas. Para melhor sensação de saciedade, as frutas cobertas com chocolate podem ser a opção ideal.

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Conclusão

Quando bater aquela fome entre as refeições, ou antes de dormir, o ideal é que você opte por lanches e snacks saudáveis para manter a sua dieta.

Para lanches durante o dia, os wraps, tapiocas e omeletes podem ser uma boa pedida. Já nos lanches noturnos, a boa e velha pipoca pode salvar o seu estômago.

É importante, também, sempre levar na bolsa um mix de nuts ou snacks liofilizados, para aqueles lanchinhos fora de casa. Evitar comer lanches de rua faz bem para a saúde e para o bolso.

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Obrigada por ler até aqui e até a próxima!